SOLUÇÃO QSMS NA INDUSTRIA 4.0 - MELHORES FERRAMENTAS

Resolvemos com Simplicidade e Inovação o e-Social

Pensou em SST no eSocial, pensou na nossa solução integrada dos programas RSData, NoiseAtWork e MapAtWork, com os cursos de especialização com o GerenteSST. Sabe porque?

A RSData foi a provedora das tabelas de N° 22 e 23 do leiaute do eSocial, publicado em 24/02/2015. O diretor da empresa, o engenheiro Rogério Luiz Balbinot, foi quem alertou dos problemas da tabela 7 do primeiro leiaute. Em agosto de 2014 foi convidado a fazer parte dos Grupos de Trabalho do eSocial em Brasília – GT Confederativo e em São Paulo - GT da FENACON, onde está auxiliando e participando do grupo responsável de segurança e saúde do trabalho no eSocial.

Foi ele quem proveu as tabelas de n° 22 e 23 do atual leiaute, que serão a base para enquadramento da legislação trabalhista e previdenciária do eSocial na área de SST.

Os outros sistemas de mercado que tratam o assunto podem comprometer os envolvidos, pois consideram questão relacionadas aos demonstrativos ambientais menos relevantes, pecando nos aspectos técnicos e legais. Destacamos que o mais importante, isto é, o documentos que permite entender e avaliar a empresa e suas medidas de prevenção e controle são os Laudos Técnicos Ambientais. E estes devem estar relacionados com as boas praticas de medição, equipamentos adequados e homologados, com a normalização da exposição diária e semanas, além da rastreabilidade das condições ambientais de trabalho. Sem estes dados não há como auditar, avaliar o passado e o nexo causal laboral, nem se as medidas de controle são eficazes e se aplicam a época.

Então, os demonstrativos ambientais adequados e com reconhecimento mútuo são fundamentais para as garantias dos envolvidos. Neste contexto do e-Social há uma nova tendência de apresentação dos reconhecimentos dos riscos e quantificações dos agentes ambientais contemplando ainda os indicadores ergonômicos (Veja mais).