SOLUÇÃO QSMS NA INDUSTRIA 4.0 - MELHORES FERRAMENTAS

Seja Digital seja Simplesmente eDigital

Os desafios da transformação digital

Os próximos anos serão marcados pelo avanço significativo do processo de transformação digital das empresas. Mais da metade das médias e grandes instituições brasileiras investirão em projetos do setor de tecnologia da informação já à partir deste ano, para que a transição digital ocorra com êxito, desafios deverão ser enfrentados com firmeza, especialmente por executivos responsáveis por viabilizar este movimento dentro das companhias;

clique aqui e leia a matéria completa.

Um bom exemplo da transformação digita é o eSOCIAL que os empresários brasileiros terão acesso, a partir de 2018, a um sistema de escrituração digital que vai estruturar todas as informações relacionadas aos trabalhadores. Já disponível no âmbito do trabalho doméstico, o módulo nacional do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) teve o lançamento este ano de 2018.

Pelo sistema, os empregadores comunicarão ao governo as informações sobre os trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e dados sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Tudo de forma unificada, simplificando a transmissão dos dados, sem a necessidade de preenchimento e entrega de formulários e declarações separados para cada órgão.


Na indústria no chão de fábrica:


A quarta revolução industrial é a pauta da vez no ambiente de produção, principalmente em indústrias de alta tecnologia. O grande fator que move essa tendência é a ampla adoção das últimas tecnologias de Big Data, Analytics, robótica e personalização da produção. Na realidade industrial brasileira, algumas empresas ainda necessitam de passos anteriores à jornada que leva a indústria 4.0 sendo a digitalização um importante passo para ter sucesso na adoção dos conceitos e pilares da manufatura avançada. Com isso, a automação é uma importante etapa que necessita atenção.


Muitas vezes a produção ainda no Brasil depende de processos manuais no chão de fábrica, onde verifica-se que o melhor caminho para se integrar a indústria 4.0 é a implementação de sensores inteligentes IoT para uma automação e gestão mais eficiente, isto é, a aplicação de sensores e controladores para a aquisição de dados Ref (Brasil Log Sistemas). Os sensores irão ajudar no aquisição e monitoramento de dados sensíveis e importantes para a produção e ajudarão na gestão ambiental em tempo real. Nesse contexto a digitalização espacial do ambiente com drones e processamento de imagens em conjunto com sensores IoT georreferenciados completam essa quarta revolução industrial com a integração da produção, gestão de processos e produtos, de riscos ambientais e ocupacionais.


CONTEÚDOS RELACIONADOS 3RRSLABOR:


Esse site destaca ferramentas e soluções para a área de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente com o advento da indústria 4.0. É um portal do conhecimento que fechou convênio com os sites:

  1. SimplesmenteeDigital;
  2. ConsultaeSocial;
  3. Portal Isegnet;
  4. AmbienciaAcustica;
  5. AudioDosimetriaDeFone;
  6. VibAdVisor;
  7. 3RBrasil;
  8. 3R hsec.
  9. Ambergo Portugal;
  10. DGMR Software.


Ref. 3R Brasil Tecnologia Ambiental & BlueAeroVision.